segunda-feira, 15 de junho de 2009

Verdadeiro Adorador

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

Adorar a Deus é a forma que encontramos para expressar toda a nossa gratidão pelo favor de Deus em nossas vidas. Mas seria só isso, agradecimento?
O Rei, salmista David nos ensina muito em seus cânticos espirituais. Os seus salmos falam de lutas, guerras, dores, pecados, arrependimento. Nos mostra uma verdadeira entrega, um verdadeiro derramar na presença do El Elyon (Deus Altíssimo).

Em hebraico, a palavra “adorar” (shakah) significa se prostrar, se curvar: “Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador” (Salmo 95:6 NVI). Se prostrar é se entregar, desistir, se tornando fisicamente menor que o Rei. Isso é humilhação. Nós estamos desamparados, na misericórdia do Soberano. É aí que a adoração começa. Ela destrói nosso narcisismo: “o que eu ganho com isso?”. Na adoração, não se fala em receber, se fala em entregar. Nós entregamos nossas vidas a Deus. Se conter é se Revoltar. Se entregar é Adorar: “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás”. (Salmo 51:17 NVI).A vida cristã começa com a adoração (submissão) e confissão: Jesus É Senhor, e eu não (Romanos 10:9). Paulo diz que devemos entregar nossos corpos como sacrifícios vivos, pois “... este é o culto racional de vocês” (Romanos 12:1 NVI). É holístico, incorporado e intencional. Quando nós entregamos nossos corpos perante Deus, Ele nos tem. (Texto extraido do site)

O que seria adorar a Deus em espírito e em verdade?

Poderíamos começar a falar do que realmente seria o significado das duas palavras Espírito e Verdade;

Entendemos Espírito como estado de vida do ser humano, seu ser consciente (A união do corpo com o fôlego de vida de Deus resultou numa alma vivente. Assim, podemos ver que o homem “é uma alma”. (cf. Deuteronômio 10:22), não “possui uma alma”).
Coríntios 2:11 diz: "Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus."
Nesse texto podemos observar que o sentido de espírito está sendo usando como concsiência Individual, ou seja o termo espírito pode ser interpretado como a consciência do homem.
O que vem a ser então Verdade? Bom, isso é bem simples de explicar. O próprio Jesus falou em João 17:17, em sua oração pelos seus discípulos.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
A bíblia, palavra de Deus, é a verdade que devemos seguir. Quando seguimos os seus conceitos e guardamos os seus mandamentos, não só os 10, mas todos os seus princípios e designios, estamos andando na verdade.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4 : 22-23

Jesus quis nos dizer nessas palavras que os verdadeiros adoradores, adoram ao Pai conscientes, racionais, com todo nosso entendimento, com todo o nosso ser, visualizando o próprio Deus na nossa oração, sendo verdadeiros, sendo obedientes a sua palavra, seguindo o que a Bíblia nos ensina, ou seja, sendo um autentico cristão, ou como alguns falam, tomando Cristo como um exemplo verdadeiro de vida (adoração como estilo de vida).

Um comentário:

Odilar Júnior disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS!
Que mensagem linda!

E Glória ao SENHOR, porque Neto Apolinário voltou a postar neste blog!