quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cântico e Hinos Espirituais

Texto extraido da Lição bíblica do 4º trimestre de 1994

Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. Cor. 14:15

"Como chorei abundantimente durante os teus hinos e cânticos, profundamente comovido pelas vozes da tua igreja, que fala tão docemente! As vozes penetraram em meus ouvidos, e a verdade foi derramad em meu coração, de onde transbordou a agitação da minha piedade e as minhas lágrimas correram, e ali eu fui abençoado" AGOSTINHO

Um hino cristão deve sempre levar conforto espiritual, edificação cristã e prazer celeste a quantos o ouvirem e cantarem. A humanidade vive cansada e preocupada com as inquietações da vida e a música e peça vital para semear a paz de que o coração precisa. Houve um lugar para a música na vida diária de nossos antepassados e o mesmo pode acontecer na nossa vida atual. Hoje, se os nossos músicos pedirem sabedoria e prudência de Deus, buscarem conhecimento técnico e bíblico, tiverem uma vivência cristã espiritual profunda e não imitarem os cantaroes e instrumentistas mundanos, poderemos ter uma música verdadeira cristã. Toda igreja local que pratica o verdadeiro cristianismo bíblico deve orar, vigiar, pocisionar-se e examinar cuidadosamente a música que canta, toca e recita nestes últimos dias.
Temos que estar atentos as artimanhas do inimigo para com o louvor nas igrejas. Se o minístro de louvor não estiver preparado para tal função jejuando, orando, se consagrando, tendo uma vida reta diante de Deus e dos homens, ele será facilmente vencido pelas siladas do inimigo e começará a desvirtuar a verdadeira adoração e louvor à Deus. (NP*)
Até o tempo de Moisés, a bíblia não faz menção à música coral na terra em conexão com o regosijo religioso. A música de ações de graças foi então ouvida, pois, Deus havia livrado os israelitas dos seus inimigos e do cativeiro egípcio. As palavras do canto exprimem um exaltado hino de louvor. Os pensamentos expressos são de majestade poética. Compondo o "Cântico do Mar", Moisés usou o seu talento musical de maneira magnífica. Nesta grande celebração, as mulheres também cantaram. O grupo de mulheres era dirigido por Miriã, a profetisa, irmã de Moisés. A João, o revelador, foi permitido ver e ouvir como será a música deste grande antítipo "Cântico do Mar", quando os remidos celebrarem sua vitória por Cristo sobre os pecados e opressão.
Depois de apresentar Josué como seu sucessor, Moisés escreveu "Este Cântico" (Deut. 31: 19-22) e a benção que se seguiu foi seu legado de despedida ao seu povo. Mais tarde, alguns devotos trasmitiram o cântico e sua simbólica Rocha a seus filhos. Quando Ana orava, ela dizia em seu próprio cântico: "Não há rocha como nosso Deus" (ISam. 2:2)
O Cântico dos Cânticos é tão rico em metáforas que se torna um tanto dificil a compreensão. Sua unidade é emocional, consistindo de espirito onduzido pela riqueza do apelo das palavras, pela cadência musical e pelo tema amor. A inabalável devoção, adoração e fidelidade do amante e da amada, um pelo outro, exemplifica o mais alto ideal do matrimônio. O Cântico dos Cânticos é, na verdade, a obra prima e o unico sobrevivente dos muitos cânticos usados em festividades de casamento, que duravam semanas, nos tempos bíblicos.
Os precusores de Jesus sentiram grande alegria na eminência de sua vinda. Na anunciação do anjo, Maria, mãe de Jesus, sentiu tal alegria que conpôs um lindo hino. Por ocasião de Sua apresentação no templo, Simeão o tomou em seus braços e Louvou a Deus. Embora os evangelhos não façam referência especifica ao canto de Jesus, há muitas alusões a ocasiões nas quias Ele participou no canto, juntamente com outros, inclusive o acontecimento da última céia. Os cristãos primitivos eram caracterizados por sua música. A igreja de Deus deve ser caracterizada pelo uso da verdadeira música de Deus, como é recomendação do apostolo Paulo. (Rom. 831-39 11:33-36; Ef. 5:18 e 19.)
*NP - Nossas Palavras

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello foi a 1ª vez que encontrei a tua página e gostei imenso!Bom Projecto!
Cumps