segunda-feira, 8 de junho de 2009

O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE LOUVOR

Recebi essa missão de escrever algo sobre esse instrumento maravilhoso e tão popular: o nosso VIOLÃO. A princípio me senti incapaz de cumprir tal missão, haja vista a grande quantidade de informações disponíveis em centenas ou milhares de sites na internet. Só por curiosidade, acessei um site de busca e fiquei surpreso com a quantidade de respostas. Por esse motivo, evitando ser redundante, resolvi usar este espaço não pra falar das características ou da história do violão, pois caso o leitor deseje, encontrará uma vasta quantidade de material disponível na rede que certamente atenderá suas necessidades, mas sim, pra falar do principal instrumento de louvor a Deus, que somos nós: Eu, você, qualquer pessoa ou qualquer criatura de Deus, independente do instrumento musical utilizado no louvor.
Quanto à utilização do violão como instrumento de louvor, creio que dispensa qualquer comentário. Todos os músicos conhecem e reconhecem seu valor, seja ele com encordoamento de aço ou nylon, seja um toque dedilhado ou palhetado, soará com destaque, tendo seu som facilmente reconhecido em meio a muitos outros instrumentos, graças ao seu timbre característico de beleza inconfundível. Simplesmente, um instrumento indispensável nas bandas ou para quem goste ou prefira tocar sozinho.
Gostaria agora de deixar o violão um pouco de lado e convidar você para uma reflexão na mensagem do salmo 150 a seguir. São apenas seis versículos e creio que a maioria dos músicos já ouviu esse salmo mais de uma vez. Mas espero, com a ajuda de Deus poder lhe revelar algo que porventura tenha passado despercebido.
1 - Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
- Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
3 - Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
4 - Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
5 - Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
6 - Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!”
Observe que o primeiro versículo nos indica o lugar onde devemos louvar a Deus, ou seja, “noSeu santuário”, que hoje podemos entender como sendo a igreja onde nos reunimos para adoração a Deus, e também “no firmamento”, que pode ser qualquer lugar do universo onde escolhermos para dedicar a Deus o nosso louvor, quer seja a própria igreja, nosso lar, nosso local de trabalho ou onde quer que estejamos. Graças ao precioso sacrifício de Jesus, hoje temos acesso direto ao Pai, sem necessidade de um sacerdote, ou necessidade de estarmos em um local físico pré-determinado para essa finalidade. Louvemos a Deus também por isso.
O segundo versículo nos revela alguns dos infinitos motivos pelos quais devemos louvar a Deus: “Pelos seus poderosos feitos e pela sua muita grandeza”. Quem somos nós, pecadores, para sermos capazes de retribuir em louvor, tudo aquilo que Deus fez por nós? Devemos estar cientes da nossa insignificância ante a sua grandeza e orar para que Ele, do seu trono de Glória, aceite nosso louvor como oferta agradável. Que possamos ter uma mente renovada para experimentarmos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O terceiro, o quarto e o quinto versículo, descrevem os vários tipos de instrumentos que podem e devem ser empregados no louvor a Deus. Creio que se o autor vivesse em nossos dias, essa lista seria bem maior. O importante aqui, é sabermos que qualquer instrumento musical pode ser usado para o louvor a Deus. Não existe determinado instrumento exclusivo para louvor a Deus e outro para louvor aos deuses. Um instrumento musical nada mais é que uma matéria inanimada que por si só não tem a capacidade de escolher a quem louvar. Tudo depende de um ser racional, no caso o músico, que no uso de sua capacidade intelectual e seu livre arbítrio, irá escolher a quem dedicar seu louvor. Bem-aventurado você que escolheu louvar a Deus.
Finalmente, o sexto e último versículo nos mostra com clareza a quem foi atribuído o dever de louvar a Deus: “TODO SER QUE RESPIRA”. Se você, meu irmão, está lendo este texto, você é bem-aventurado. Não simplesmente pelo fato de estar lendo este texto, mas porque você certamente está respirando, e isso significa que você possui a maior dádiva de Deus: o dom da vida. Cumpra o propósito de Deus na sua vida! Cumpra o propósito da sua existência! Louve ao Deus que te criou à sua imagem e semelhança! Louve ao Deus que através do sacrifício de Jesus, te deu o direito de ser chamado de seu filho, sendo assim, herdeiro da vida eterna! Mas não esqueça o mais importante: Independente do instrumento musical que você utilize para louvar a Deus quer seja violão, guitarra, piano, bateria, sua voz, etc... O principal instrumento de louvor a Deus é o seu coração. E Deus espera que nossos corações sejam puros e limpos para que sejam moradas do Espírito Santo. “Pois a hora vem e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.
Que Deus abençoe o seu, o nosso ministério.
Josoel Dias Reis
Igreja de Vila Camargo
Curitiba - Pr

Texto tirado do site do DEMAP

Nenhum comentário: