terça-feira, 10 de julho de 2007

LIBRAS (Lingua brasileira de sinais)

A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão entre as comunidades de pessoas surdas no Brasil. Ganhou esse status porque surgiu naturalmente assim como a língua portuguesa e atualmente é de grande importância na comunicação no território brasileiro. Baseou-se primariamente na Língua de Sinais Francesa, apresentando semelhanças em relação a várias línguas de sinais européias e à norte-americana. Assim como as diversas línguas existentes, ela é composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas oral-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A única diferença é sua modalidade viso-espacial. Sendo assim, para se comunicar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais; é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação.

Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos, e de pontos de articulação -- locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos. Assim, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como qualquer língua, tambem existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção as variações praticadas nas em cada unidade da Federação.

Configuração das mãos: As formas das mãos podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou possíveis movimentos feitos com a mão, predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos. Para visualizar veja um exemplo: Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE possuem a mesma posição da mão (com a letra y).

A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo. Ponto de articulação: local em que se faz o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro. Movimento: Os sinais podem possuir movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-PÉ não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento. Orientação/Direção: Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima. Assim, os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade. Expressão facial e/ou corporal: As expressões faciais ou corporais são de grande importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial. Os pronomes: são indicados por apontamento.

Uma das pessoas que nos ajuda muito com essa área de LIBRAS e o ex integrante da banda, Cleverson; ele sempre nos ajuda passando a palavra cantada aos corações dos surdos e mudos.


Com a graças do Senhor Jesus, este jovem vem derrubando barreiras e sozinho tem se dedicado a fazer o trabalho de LIBRAS na IAPRO em Jampa. tudo comessou em 2005 em um congresso que teve da RUMAP (União da Mocidade Adventista da Promessa Regional), quando algumas pessoas de São Paulo vieram passa algumas oficinas para os jovens. Muito animado o Cleverson foi conhecer esse novo mundo dos sinais em uma dessas oficinas ... depois daquele dia o rapaz nao foi a mesma pessoa. Cleverson acordava e dormia pensando nos sinais, vivia literalmente no mundo dos sinas.
Hoje ele é o interprete da Igreja mas ainda está se especializando para dar o melhor a Deus e aos nossos sudos e mudos.

Um comentário:

Unknown disse...

Cleverson!
SAIBA Q VC TEM FUTURO POIS VC É UMA PESSOA MUITO LEGAL Q VC SIGA EM FRENTE !
Q DEUS TE ILUMINE SEMPRE SEU CAMINHO PQ VC MEREÇE!
FIQUE COM DEUS!